Sobre acessibilidade

Serviços

Notícias Mais Notícias

20/10/2020 - 12:45

 

Com o intuito de fomentar a economia paraense, o governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Pará (Jucepa), está disponibilizando 1000 certificados digitais do tipo e-CPF, token A3, com validade de três anos, para viabilizar a apresentação do requerimento eletrônico junto ao e-Jucepa. Até o momento já foram disponibilizados 200 certificados para empresas novas abertas desde setembro.

A medida faz parte da ação de isenção do pagamento do preço público que teve início no dia 14 de setembro e vai até 17 de novembro de 2020, especifico aos processos de abertura de empresas de toda natureza jurídica, incluindo Limitada (LTDA.), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (Eireli), Sociedade Anônima (S/A), empresa pública, Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa registradas na Jucepa.

Segundo a presidente da Junta, Cilene Sabino, o órgão vem criando ações para desburocratizar e facilitar a vida dos novos empresários e de empresários informais, que existem de fato, mas não existem de direito, porque não têm o registro formal na Junta.

“Estimular o aumento de empresas ativas é uma das formas mais eficientes de tornar uma economia forte. A grande maioria da nossa economia é formada por micro e pequenas empresas. Quando a quantidade de registros aumenta, temos mais renda circulando, geração de mais empregos e implemento econômico”, finaliza Cilene. 

RESULTADOS

No último mês de setembro, o Pará registrou 1.601 novas empresas abertas desde a isenção da taxa de abertura oferecida pela Jucepa. O resultado representa um aumento percentual de 48,05% na quantidade de empreendimentos abertos no mesmo período de 2019, quando houve 1.008 novos empreendimentos registrados. Desde janeiro já são 56.099 novas empresas abertas no estado representando um aumento de 19,34% se comparado com o ano passado. 

SERVIÇO

Os atendimentos presenciais da Junta continuam sendo agendados, tanto o dia quanto o horário, por meio do site www.jucepa.pa.gov.br. Os atendimentos cumprem todas as medidas sanitárias e protocolos de saúde determinados contra a pandemia da Covid-19. No site, é possível ainda esclarecer dúvidas na opção Suporte ao Cliente ou pelo chat, que funciona de 8h às 13h.